Conservar afetos femininos e sustentabilidade ambiental com “Um dia a plantar”

Abordar educação ambiental, cidadania, e sustentabilidade é fundamental, hoje e sempre. Assim, a Associação Agir pelo Planeta, no âmbito do projeto Conservar Afetos Femininos, é portadora de sensibilização ambiental e dá rumo a um bairro mais saudável. Desafiamos os bairros a reutilizar, a plantar... e a promover afetos.
Ao dar um novo uso a embalagens de plástico e a latas ou outros materiais procuramos desenvolver uma atividade que fosse sinónimo de vida. Com esta intervenção conseguimos fortalecer o sentimento de pertença e de comunidade nos bairros.
É necessário combater o isolamento, promover o bem-estar, a saúde e boas praticas de sustentabilidade. "Um dia a plantar" conseguimos reciclar, combater o desperdício e promover diálogos de proximidade com a população.
Um encontro de sensibilização e reutilização, reunindo diferentes gerações, com um resultado criativo em termos de sustentabilidade ambiental, apelando aos benefícios das ervas aromáticas, nomeadamente, as suas propriedades medicinais, e, como condimento, a importante redução ou mesmo a substituição total do sal.

Um dia a plantar.. foi um dia feliz... entre coentros, salsa, rabanetes, agrião, manjericão, rúcula...
No Bairro dos Pescadores em Matosinhos, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, o projeto Conservar Afetos Femininos, promovido pela associação Agir pelo Planeta, aproximou a população com sensibilização a práticas mais sustentáveis.
Mais de quarenta pessoas, num convívio feliz, plantaram ervas aromáticas e com criatividade, deram um novo uso a embalagens de plástico e de lata.
Ao mesmo tempo que sensibilizamos o cultivo destas e outras plantas, em materiais acessíveis e recicláveis, tornamos mais verdes, mais bonitas e mais perfumadas as janelas e as varandas dos nossos bairros.
Com o apoio de todos, plantamos e promovemos afetos. Assim são os nossos bairros... mais saudáveis!