Biden quebra promessa de não explorar combustíveis fósseis em terras federais

O governo norte-americano anunciou que irá retomar projetos de exploração de petróleo e de gás nas terras públicas federais. Uma decisão que, segundo o Esquerda.net, contraria as promessas feitas em campanha eleitoral de que estes projetos seriam travados.
O anúncio foi feito pelo Departamento do Interior que justificou que iria ser consignada a este uso uma área menor do que prevista anteriormente e que os valores pagos pelas empresas para a exploração passariam a ser mais elevados. Outra parte da justificação para esta viragem é a subida dos preços dos combustíveis que tem resultado da invasão da Ucrânia.

A primeira cedência de Biden sobre o tema foi, contudo, muito anterior a esta escalada. Em novembro, apenas uma semana depois de ter jurado na Cimeira do Clima que os EUA iriam “liderar pelo exemplo”, o seu executivo lançou aquele que foi considerado o maior leilão de licenças de concessões para a exploração de petróleo e gás no Golfo do México, referentes a uma área do dobro do tamanho do estado da Florida. Então, a desculpa oficial era que esta era a forma de cumprir a sentença de um juiz federal do Luisiana num dos vários processos colocados por estados norte-americanos que se colocavam do lado das grandes empresas do setor. Vários especialistas ouvidos pelo Guardian, assim com as organizações ambientalistas, contestaram a justificação.