
Essa variedade aparece apenas como resultado da natureza em si, sem sofrer qualquer intervenção humana, razão pela qual pode variar de acordo com as diferentes regiões. A Biodiversidade diz respeito, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos microscópicos e de micro-organismos.
Resumidamente, biodiversidade é o conjunto de seres vivos da Terra e suas relações ecológicas: Animais, plantas, fungos, algas e bactérias. Todos os organismos vivos fazem parte dessa imensa diversidade existente no Planeta.
A soma de todos os ecossistemas existentes na Terra forma a biosfera (camada da atmosfera que engloba os seres vivos).
A maior ameaça à biodiversidade tem vindo da ação humana, que tem contribuído para a transformação da natureza. A destruição da floresta, a agricultura intensiva, os incêndios são alguns fatores que provocam impactos sobre o meio ambiente, nomeadamente a extinção de espécies animais e vegetais, a erosão do solo, a poluição da atmosfera, do solo e da água e muitas outras agressões aos ecossistemas.