ADN

A passagem de cada um de nós pela Terra é um pequeno momento que só terá sentido se pensarmos que deixamos o mundo por um ato de amor, o amor ao próximo, que daremos lugar a outro e, neste percurso, é suposto deixarmos o mundo melhor do que o encontramos.
O homem está a destruir, em 200 anos, o que a natureza demorou milhares de anos a construir, colocando em causa a sobrevivência da própria espécie.

Para a criação desta associação, partimos do princípio que “a Terra não é uma dádiva dos nossos pais, mas sim um empréstimo dos nossos filhos”.

A associação “Agir pelo Planeta” terá como objetivo sensibilizar o próximo para a necessidade de protegermos o bem mais precioso que temos: a vida.

- Sensibilizar o próximo para uma mudança de hábitos revendo a nossa ação no dia-a-dia, mas também é obrigatória uma mudança política porque há uma ampulheta que não pára.

- Na prática vamos trabalhar na área da educação ambiental, através da criação de uma revista - uma aposta na comunicação digital, no trabalho com as escolas e outras instituições, de forma a passarmos a mensagem, na implantação de projetos no terreno em parceria com as populações locais que possam permitir a diminuição da pegada de carbono por parte destas comunidades.

- A divulgação, o apoio e a promoção de projetos já existentes, concebidos por entidades coletivas ou por pessoas que tenham o mesmo objetivo: o bem comum.

Analisando todos os estudos científicos que têm sido apresentados, acreditamos que não vamos atingir os objetivos determinados pelo Acordo de Paris, a evolução deste fenómeno é muito mais rápida que os cientistas inicialmente previam. A natureza está em risco, as montanhas estão todas afetadas, as florestas estão ameaçadas, a biodiversidade está em risco. O homem está em risco.

E não vamos responder a estas questões se não tivermos em conta a equidade e desigualdade. Mudar o mundo é necessário, este é o momento de nos unirmos e lutarmos para construir um mundo mais verde e mais solidário.

Não é um asteróide que vem contra nós, este já se encontra na terra, e se continuarmos a viver de forma egoísta, como temos feito (em que 22 cidadãos do mundo têm mais do que 326 mulheres africanas), colocamos em causa tudo o que de maravilhoso o homem construiu. No meu caso, não consigo imaginar um planeta onde os meus filhos não tenham a hipótese de sobreviverem e tentarem ser felizes!...